CCB e Anfacer promovem live sobre Programa Setorial da Qualidade de Placas Cerâmicas para Revestimento
Você já parou para olhar para as certificações das empresas ao escolher os materiais para a sua obra ou reforma? Através de um trabalho de diversas entidades, os consumidores podem ter acesso a materiais de qualidade para a sua construção.
Pensando nisso, o CCB em parceria com a Anfacer promoveu uma live, na última segunda-feira, 31 de outubro, para falar sobre o Programa Setorial da Qualidade de Placas Cerâmicas para Revestimento, conhecido também como PSQ, ressaltando a importância da certificação para o setor.
Afinal, o que é o PSQ?
Criado pelo Governo Federal em parceria com entidades da iniciativa privada, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi fundado para trazer mais eficiência à construção civil, principalmente com foco na habitação social.
Segundo o representante da Anfacer (entidade mantenedora do PSQ de Placas Cerâmicas para Revestimento), Anderson Vieira, o PSQ se tornou muito estratégico e importante para o setor, uma vez que regulamenta a qualidade dos produtos utilizados no mercado.
A ideia é que por meio de um conjunto de ações, como aumento da qualidade dos materiais, formação e requalificação dos profissionais do setor, normas técnicas e avaliação de novas tecnologias, todo o setor saia ganhando com soluções mais baratas e de qualidade, enquanto reduz o déficit habitacional do País.
Empresas que cumprem os requisitos para alcançar essa certificação fomentam um mercado da construção civil mais favorável, com melhoria dos seus negócios e consequente aperfeiçoamento da prestação de serviço aos seus clientes.
Um dos pontos mais importantes dentro do PBQP-H é que diz respeito à qualidade dos materiais na execução de uma obra. O PSQ (Programa Setorial da Qualidade) é uma iniciativa de autorregulação para que todo o setor cumpra requisitos mínimos de qualidade, criando uma competição justa.
Quando falamos do fornecimento de produtos, esse conjunto de princípios orienta sobre as normas técnicas na sua fabricação. Apesar de não se tratar de uma certificação, as empresas que cumprem os acordos definidos só tendem a evoluir na sua qualidade técnica e ganhar confiança dos clientes. No caso de placas cerâmicas, as empresas certificadas pelo CCB (Entidade Gestora Técnica do PSQ de Placas Cerâmicas), automaticamente já fazem parte do programa.
Segundo a superintendente do Centro Cerâmico do Brasil, Ana Paula Margarido, a importância das empresas estarem em conformidade com o PSQ é acabar com a fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos para a construção civil que não sigam as normas técnicas. “Quanto mais empresas estiverem qualificadas, maior será a contribuição para o aumento do índice de conformidade, elevação do padrão das construções e também para a criação de um ambiente de isonomia competitiva”, afirma.
Além disso, Ana Paula também ressalta que através dos relatórios setoriais do PSQ, o consumidor é informado quais empresas estão de acordo ou não com as normas técnicas. “Essa publicidade contribui com a imagem das empresas e apoia as construtoras a adquirirem produtos qualificados. Dessa forma, uma empresa que não está qualificada ou que apresenta não conformidade sistemática não faz parte dessa listagem”, completa.
Live completa no nosso YouTube
Para saber mais sobre o PBQP-H e o PSQ,
Aproveite para acessar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do setor.