PSQ de Placas Cerâmicas para Revestimentos
O desenvolvimento e implementação do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC) tem mostrado que a possibilidade de reduzir custos, sem prejuízo da qualidade, depende de uma articulação dos agentes públicos e privados para elevar, progressivamente, o desenvolvimento tecnológico do setor, a melhoria dos métodos de gestão e os níveis de conformidade dos produtos.
Essa articulação acontece no âmbito dos Programas Setoriais da Qualidade, por meio dos quais as entidades setoriais de fabricantes de produtos para a construção civil desenvolvem ações que visam ao crescimento tecnológico do setor, e ao combate à produção em não conformidade com as Normas Técnicas pertinentes, observadas as diretrizes do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).
A ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) foi fundada em 1984 com o propósito de representar nacional e internacionalmente a indústria brasileira de revestimentos cerâmicos. Representa um setor composto por 94 empresas, que operam 117 plantas industriais, em 18 estados.
A ANFACER é a entidade mantenedora do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Placas Cerâmicas para Revestimento e o Centro Cerâmico do Brasil, entidade de direito privado sem fins lucrativos e de terceira parte, é a Entidade Gestora Técnica do Programa.