CCB mediou FIER+Sustentabilidade na Expo Revestir

Os painéis aconteceram nos dias 16 e 17 de março, trazendo conteúdos e capacitações para que empresas entendam como conduzir os grandes desafios da sustentabilidade.

A programação contou com painéis que debateram sobre:

1. Case Portobello: os desafios na construção da gestão sustentável.

2. Gestão Sustentável: o papel da cadeia na gestão de redução dos resíduos cerâmicos no varejo.

3. Descarbonização e Financiamento Climático para a Construção: possibilidade de financiamento para construção verde e apresentação do CECarbon – Ferramenta online de cálculo de consumo energético e de emissões de carbono de edificações.

4. Análise de Ciclo de Vida do Produto – Case Eliane: os desafios da indústria de materiais da construção civil.

5. Cidades Resilientes e a Importância do Net Zero Water na Construção e Eventos Extremos Climáticos: gestão hídrica integrada, uso de inovação para reduzir riscos de eventos extremos e lançamento da publicação digital da CBIC.

Os painéis foram mediados pelo Gestor de Sustentabilidade do CCB, Marcelo Suster.

Segundo Suster, o principal objetivo dos painéis estavam voltadas à divulgação das principais iniciativas do setor de placas cerâmicas em relação ao tema da sustentabilidade para incentivar as empresas a adotá-las. “Para isso, a Anfacer e o CCB convidaram empresas do setor para apresentarem seus casos de sucesso e melhores práticas ambientais, o que serviu como referência para o público”, completa.

Para ele, o Fórum foi muito interessante para resgatar as discussões e debates sobre o tema, dos quais ajudaram a nivelar e disseminar o conhecimento sobre o assunto e, principalmente, promover a sensibilização do setor para as questões de sustentabilidade e para a necessidade da adesão aos critérios ESG (Environmental, Social and Governance), que na visão da Anfacer e do CCB, promoverão a longevidade e a competitividade do setor cerâmico e, ao mesmo tempo, contribuirão para a sociedade e meio ambiente.

Colocando em prática

Para as empresas que se interessaram em colocar as ações debatidas durante os painéis em prática e não sabem por onde começar, poderão contar com a Anfacer e com o CCB.

Elas terão total apoio das instituições por meio de treinamentos, apoio técnico, seminários temáticos para a disseminação do conhecimento. “O CCB capacitou-se para apoiar o setor para estabelecer práticas sustentáveis e ESG, com grande destaque para os temas ambientais, tais como: gestão de carbono, de resíduos sólidos e seu reaproveitamento, otimização e mitigação do uso de recursos naturais, como a água e matérias-primas, eficiência energética e outros temas”, completa.