CCB Educação está com inscrições abertas para o curso presencial de ESG
No dia 13 de abril, o CCB ministrará o curso presencial de “ESG como ferramenta estratégica dos setores de placas cerâmicas e da construção civil”. O curso tem a duração de oito horas e será realizado no próprio CCB, pelo gerente de Educação e de Novos Negócios, Marcelo Suster.
O curso objetiva informar e preparar o setor para sua inserção nesse ‘novo’ ambiente de negócios, de investimentos e financiamentos, mostrando como o setor deve se relacionar com o mercado financeiro dentro do atual paradigma de análise de risco, envolvendo parâmetros e métricas ligadas a estas 3 letras: “E” de Environmental (ambiental), “S” de Social e o “G” de Governança.
Em particular o setor cerâmico e da construção civil tem desafios referentes a cada uma dessas letras: em relação ao “E”, o uso intensivo de recursos naturais, emissão de particulados, de gases de efeito estufa, uso intensivo de energia e geração de resíduos sólidos não apenas do processo produtiva, mas também no final da vida útil desses materiais (entulhos).Quanto ao “S”, a construção civil faz uso de mão de obra intensiva, demandando todo o cuidado com o social, com os seres humanos envolvidos dentro e fora da empresa. E o “G”é fundamental para se garantir a longevidade da empresa, o compliance e atuação ética da empresa é fundamental, aliás, não apenas para o nosso setor, mas para empresas de qualquer segmento de mercado.
Mais informações, tais como valores e inscrições podem ser solicitados através do e-mail comunicacao@ccb.org.br ou pelo telefone 19 3545-9090.
Confira o conteúdo programático
1. O ESG como paradigma
1.1 ESG e a sustentabilidade: Dois lados da mesma moeda
1.2 Tópicos de ESG: Meio ambiente, relações humanas e modelos de governança
1.3 Estratégias para engajamento com as partes interessadas
1.4 Gestão Sustentável – Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores ESG, como implantar
2. Longevidade, lucro e transição e o SETOR DE PLACAS CERÂMICAS/ CONSTRUÇÃO CIVIL
2.1 Novo paradigma da relação empresa-cliente
2.2 Ética nos negócios/O “Lucro Ético”
2.3 O novo consumidor consciente
2.4 Panorama do mercado brasileiro de SETOR DE PLACAS CERÂMICAS/CONSTRUÇÃO CIVIL
2.5 Grandes desafios desses setores em cada uma das 3 letras
Sobre o instrutor
MSc. Engenheiro de Materiais, Mestre em Tecnologia Ambiental e MBAs em Gestão de Negócios e Marketing. Possui mais de 30 anos de experiência empresarial, atuando na execução e gestão de processos técnicos de aplicação de produtos, comercialização e produção.