CCB doa revestimento cerâmico para construção de lar idoso em comunidade
O CCB contribuiu com uma ação voluntária doando revestimento cerâmico para a reforma da casa de um senhor morador da comunidade Padre Josimo, em Campinas/SP, projeto este idealizado e desenvolvido pelo aluno do curso de Engenharia Civil da UNISAL, Campinas/ SP, Vinicius Rafael de Araújo Nogueira.
De acordo com a coordenadora do curso, Dra. Adriana Ambrosio, o aluno desenvolve trabalho voluntário há mais de seis anos. “Na fase do projeto de TCC, iniciado no primeiro semestre de 2021, conversou com sua orientadora, a professora Me.Aparecida da Silva Santos Carbone, para desenvolver algo que alinhasse o voluntariado e o curso de Engenharia Civil, de forma que o projeto não terminasse com a conclusão do curso”, falou.
Com isso, ela explica que surgiu a ideia de utilizar as formações técnicas da futura profissão, através de oficinas de conhecimentos básicos para população de comunidades carentes, já que na maioria das vezes são elas mesmas que constroem suas moradias. “Oficinas com técnicas simples que pudessem ser apresentadas aos moradores, sem uso de equipamentos específicos, mas que aprendam de forma manual e com segurança. Diante deste projeto, o aluno Vinicius iniciou a busca por uma comunidade que aceitasse desenvolver as oficinas”.
Em uma reunião da Associação dos moradores da comunidade, o aluno viu a possibilidade de reformar a casa de um morador que necessitasse e, ali mesmo, desenvolver algumas oficinas. Dessa forma iniciou a parceria com o senhor Adelson para reforma da casa. “O objetivo de passar informação e conhecimento para a população carente começou a se concretizar nesta ação que, junto com o nosso apoio, e de todos os voluntários foi realizado o projeto de transformação social que foi proposto”, falou.
Para que fosse possível realizar o projeto de reforma da moradia, segundo Adriana, era necessário ter recursos tanto financeiros e de mão de obra e foi aí que, através de uma conversa entre a professora e o CCB, houve a doação dos revestimentos e pôde-se economizar o valor e promover outras melhorias na moradia. “O material doado pelo CCB, trouxe um conforto térmico e higiênico ao morador, melhorando a condição de sua saúde inclusive”, finalizou.