Interlaboratorial de Amostradores de Grande Volume: etapa 2 foi iniciada

Nesta semana, o Centro Cerâmico do Brasil (CCB) iniciou a Etapa 2 do Interlaboratorial de Amostradores de Grande Volume, um passo significativo para a acreditação do LabCCB na realização de ensaios de emissões de particulados atmosféricos. Este projeto, financiado pelo CNPq e coordenado pelo CCB, visa aprimorar a capacidade do laboratório em monitorar e analisar a qualidade do ar.

A Etapa 2 está sendo realizada na Aspacer, onde o espaço atende a todas as exigências normativas para a execução da campanha de coletas de particulados atmosféricos. Durante essa fase, o amostrador para MP 2,5 está sendo testado. Esse equipamento tem a capacidade de coletar material particulado com até 2,5 mícrons de diâmetro, que permanece em suspensão no ar. Após a coleta, as amostras são levadas ao laboratório para pesagem e determinação da concentração de particulados atmosféricos no período.

Esse trabalho faz parte de um projeto estratégico e inovador do CCB, que busca capacitar o LabCCB para realizar ensaios que contribuam para o acompanhamento da qualidade do ar, uma ação crucial para a sustentabilidade e para a redução de impactos ambientais.

O CCB segue se dedicando à melhoria contínua dos processos de pesquisa e desenvolvimento, promovendo soluções tecnológicas para o monitoramento ambiental, sempre com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável para todos.