• Home
  • Blog
  • 4º Workshop de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos acontece em agosto

4º Workshop de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos acontece em agosto

Escrito por Super User em
O 4º Workshop de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos de 2023 tem como público-alvo os profissionais envolvidos com os temas em todo o setor da construção civil.

O 4º Workshop de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos de 2023 tem como público-alvo os profissionais envolvidos com os temas em todo o setor da construção civil, especificamente edificações, que possam interagir com os pesquisadores da área na ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) visando alimentar o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para a evolução tecnológica do setor em relação às necessidades do País em termos da produção da construção civil.

Acontece no dia 24 de agosto, o 4º Workshop de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos, evento online que tem como público-alvo os profissionais envolvidos com os temas em todo o setor da construção civil, especificamente edificações, que possam interagir com os pesquisadores da área na ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) visando alimentar o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para a evolução tecnológica do setor em relação às necessidades do País em termos da produção da construção civil.

O setor da construção civil, em especial no segmento de produção de edificações, nos últimos anos tem sido marcado por inúmeras ações empresariais e setoriais no sentido da busca por inovação e desenvolvimento tecnológico. "As iniciativas têm sido norteadas de um lado pela necessidade de incorporar novos requisitos e critérios como o desempenho das edificações a partir dos seus vários sistemas construtivos, particularmente pelas novas exigências de normas e regulamentos dos últimos anos para o setor, e por outro lado pela necessidade de aumentar a produtividade diante da grande demanda a ser atendida seja na produção de edificações habitacionais, seja em outras naturezas de edificações (industriais, hospitalares, educação, hotelaria, e outros diversos).", explica a Coordenadora do Instituto de Desempenho de Edificações da UFRGS (IDUFRGS) e Coordenadora do TECSIC 2023 – 4º Workshop de Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos e Presidente da ANTAC, Prof. Luciani Somensi Lorenzi.

Atenta a todo este movimento dos últimos anos, a ANTAC tem promovido uma série de ações por meio dos seus eventos técnicos e de interação com os diversos agentes da cadeia produtiva. Neste ano de 2023 torna-se de grande relevância, neste contexto de necessidades do setor da construção civil, realizar ação específica sobre os avanços necessários em pesquisa e desenvolvimento tecnológico focados em sistemas e processos construtivos.

O evento vai avaliar o estágio atual da pesquisa e desenvolvimento tecnológico quanto à inovação em sistemas e processos construtivos com a visão ampla do desempenho que deve ser assegurado nas edificações construídas. Nesse contexto, procura-se contribuições relacionadas, mas não limitadas a estes temas, que se articulam em áreas temáticas:

• Tecnologia de componentes e sistemas construtivos;

• Processos de projeto, fabricação, construção e montagem dos sistemas construtivos;

• Qualidade e desempenho de edificações e seus sistemas construtivos;

• Aspectos ambientais dos sistemas construtivos e sua adequação às diferentes regiões do País;

• Adequação econômica aos diferentes segmentos de produção de edificações incluindo a análise de custos global como requisito da sustentabilidade.

O 4º Workshop de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos, TECSIC2023, tem o intuito de promover a integração da tecnologia com o setor da construção civil, propiciando o debate por meio da apresentação das experiências dos pesquisadores e profissionais da área.

A Prof. Luciani Somensi Lorenzi afirma que, a ANTAC espera como resultado que o debate evolua para um planejamento sobre as ações no sentido da pesquisa e desenvolvimento tecnológico que devem ser organizadas nos próximos anos visando a melhor utilização de recursos de todas as partes para se atingir resultados que se incorporem de fato à melhoria de desempenho das edificações no País em todas as suas vertentes, inclusive do ponto de vista econômico. "As pesquisas tecnológicas que despontam com um potencial de aplicabilidade aos sistemas e processos construtivos ganham um impulso a mais quando alinhadas a inovação e desempenho. Um dos marcos de grande impacto para impulsionar qualidade e desempenho às edificações brasileiras foi a entrada em vigor da ABNT NBR 15575 em 2013.", completa.

Faça sua inscrição para o Painel ao vivo do TECSIC 2023: https://tecsic2023.com.br/painel-4/

CENTRO CERÂMICO DO BRASIL

  • Avenida Eduardo Cocco, nº45
  • Jd. D'Itália II - Santa Gertrudes/SP - Brasil
  • CEP: 13510-110
  • (19) 3545-9090

CITEC

  • Rua Roque Cecagno, nº50
  • Jd. D'Itália II - Santa Gertrudes/SP - Brasil
  • CEP: 13510-112
  • (19) 3545-9090
MISSÃO
"Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da construção civil por meio de ações voltadas à evolução da qualidade, capacitação e inovação tecnológica."
NOSSA VISÃO
"Ser uma referência nacional e internacional em qualidade e inovação tecnológica na cadeia produtiva da indústria cerâmica."
© 2020 CCB. Todos os Direitos Reservados.