Compromisso com a Imparcialidade

A Alta Direção do CCB - Certificação considera a credibilidade a base fundamental para a atuação desta organização na certificação de produtos e sistemas de gestão da qualidade, portanto, conduz seus processos de avaliação da conformidade com ética e imparcialidade e assegura a objetividade destas atividades possuindo mecanismos para identificar e para gerenciar os conflitos de interesses. O compromisso da Alta Direção do CCB - Certificação com a credibilidade das suas ações é praticado através da difusão dos valores da organização a todos os seus colaboradores e também:

  • Identifica, analisa, avalia, trata, monitora e documenta os riscos relacionados a conflito de interesses internos e externos, incluindo quaisquer conflitos resultantes de seus relacionamentos, provenientes do fornecimento de certificação que ameaçam a imparcialidade.
  • Possui um comitê para salvaguardar a imparcialidade das atividades de avaliação da conformidade, o qual tem o direito de tomar decisões independentes da Alta Direção do CCB - Certificação.
  • Todos os colaboradores do CCB - Certificação e as partes envolvidas assinam o termo de confidencialidade e isenção de conflito de interesses.
  • Não fornece certificação quando um relacionamento apresenta uma ameaça inaceitável a imparcialidade.
  • Não certifica outros organismos de certificação para as atividades de certificação de sistemas de gestão da qualidade e produtos.
  • Não realiza auditoria interna para empresas envolvidas no processo de certificação.
  • Não certifica um sistema de gestão no qual tenha realizado auditorias internas nos dois anos seguintes ao final das auditorias internas.
  • Não oferece ou realiza consultoria em sistemas de gestão e em projetos de produtos, objetos de avaliação da conformidade e certificação.
  • Não faz qualquer tipo de discriminação no acesso as empresas para a certificação de produtos e sistema de gestão da qualidade.
  • Não aceita benefícios ou se utiliza de informações confidenciais dos processos de certificação de forma a comprometer a imparcialidade do processo.
  • Não aceita pressões financeiras, comerciais, pessoais e/ou outras pressões que possam influenciar os resultados das decisões.
  • Garante a competência dos seus colaboradores através de programas de treinamentos para todas as atividades da certificação.
  • Assume total responsabilidade pelas decisões relacionadas a concessão, recusa, manutenção da certificação, expansão ou redução do escopo de certificação, renovação, suspensão ou restauração após suspensão, ou cancelamento da certificação.

Revisão: 08 de março de 2016

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